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  • Comunicamos. a todos estudantes, que já começaram as confirmações de matricúlas e as mesmas vão de 02 à 20.02, boa continuação do dia. Comunicado 0012 de 20 Jan 2023
  • Comunicamos. a todos estudantes, que já começaram as confirmações de matricúlas e as mesmas vão de 02 à 20.02, boa continuação do dia. Comunicado 0012 de 20 Jan 2023

Metodologia de Investigação Científica (MIC_LEA)

Licenciatura | Engenharia Agronómica | 1º ano | Iº Semestre


Docente(s): Imaculada C. Ferreira Henrique Matias.

DEI: Agro-matemáticas


  • Corga horária: 45 horas
  • Idioma: Portugues

Descrição

Estado: Ativa

Tipo: Obrigatória

Natureza: Geral

Objectivos

Fornecer  conhecimentos sobre  a definição de uma metodologia de investigação, que permita a aquisição de competências necessárias à elaboração de  trabalhos de rotina e científicos; exercitar o bom senso e  enfrentar desafios na conquista de  metas.

Resultados esperados e competências

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Modo de trabalho: Presencial

Pré e co-requisitos:

Programa Analítico

I. Introdução                             

1.1. Noções gerais da cadeira

1.2.Objetivos

II. Métodos, economia e eficiência nos estudos

2.1. Evidência

2.2. Análise

2.3. Síntese

2.4. Enumeração

III. Técnicas de aprendizagem 

3.1. Aprender a aprender na Faculdade

3.2. Estudo pela leitura trabalhada  

3.3. Ler e levantar esquemas e resumos  

IV. Elaboração de relatórios de aulas práticas

4.1. Principais deficiências  

4.2. Conteúdo, Disposição gráfica, Estilo e  Linguagem

4.3. Proposta de um Modelo         

V. Regras para a elaboração de relatórios técnicos e  científicos

5.1. Introdução

5.2 . Estrutura de um trabalho técnico ou científico

5.3. Normas de Referências Bibliográficas           

5.4. Normas para Citações

5.5. Estrutura de uma monografia  

5.6. Métodos de pesquisa 

5.7. Técnicas

5.8 - Alguns requisitos essenciais do conteúdo (resumo) 

5.9 – Qualidades do Relatório Científico

 

Bibliografia

Alexandre, M. J. O. 2003.  A Construção do Trabalho Científico: um guia para  projectos,  e relatórios científicos. 1ª   ed. Rio de Janeiro: Forens Universitária.  

American Psychological Association . 2008. Manual de estilo da APA: regras básicas: versão  concisa do guia oficial de estilo da American Psychological Association. Porto Alegre :Artmed. 

American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association. 6th ed . Washington : APA. 

American Psychological Association . 2012.  Frequentely asked questions about APA style.  Disponível em:« http://www.apastyle.org/learn/faqs/index.aspx ». Acedido  em:    20/01/2014.

Bibliotecas da UA . 2010. Referências bibliográficas, normas e estilos. Aveiro:  Universidade de Aveiro. Serviços de biblioteca, informação documental e museologia. Disponível   em: «http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/PageText.aspx?id=12012 ».Acedidoem:    20/01/2014.

Bello, J. L. P. 1998. Estrutura e apresentação do trabalho. In: Pedagogia em Foco, Metodologia Científica. 1998. Atualizada em: 14 Fev. 2004.  Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met07.htm>. Acedido em: 21 Fev. 2004

Bervian   P.  A.  & Cervo  A.  L. 1983.  Metodologia Científica: para uso  dos estudantes             universitários. 3ª ed. São Paulo:  McGraw-Hill do Brasil.

Método de ensino e actividade de aprendizagem

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Tipos de avaliação

Duas provas parcelares (oral, escrita ou prática), avaliação complementar (relatórios, seminários, avaliações contínuas, e trabalhos práticos) e exame final.

Critérios para obtenção de frequência

Assiduidade mínima 75% das aulas teóricas e práticas

Entrega dos trabalhos práticos.

Critérios para obtenção de acesso ao exame

A média das frequências (1ª e 2ª Prova Parcelar e Práticas, Avaliações e Seminários) deve ser igual ou superior a 7 valores.

Nota: A média das duas provas parcelares tem um peso de 70% e das práticas, avaliações e seminários 30%.

Fórmula de cálculos da classificação final

Classificação final (CF) = Média da frequência x 0,60 + Nota do Exame x 0,40

A aprovação à disciplina requer a obtenção de uma CF igual ou superior a 9,5 valores.

Nota: a dispensa ao exame será a critério do docente e só poderão dispensar aqueles estudantes que cumprirem com os seguintes critérios: 100% de assiduidade, entrega de todos os trabalhos e média da frequência igual ou superior a 14 valores.