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- Comunicamos. a todos estudantes, que já começaram as confirmações de matricúlas e as mesmas vão de 02 à 20.02, boa continuação do dia. Comunicado 0012 de 20 Jan 2023
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Comunicados
Metodologia de Investigação Científica (MIC_LEA)
Licenciatura | Engenharia Agronómica | 1º ano | Iº Semestre
Docente(s): Imaculada C. Ferreira Henrique Matias.
DEI: Agro-matemáticas
- Corga horária: 45 horas
- Idioma: Portugues
Descrição
Estado: Ativa
Tipo: Obrigatória
Natureza: Geral
Objectivos
Fornecer conhecimentos sobre a definição de uma metodologia de investigação, que permita a aquisição de competências necessárias à elaboração de trabalhos de rotina e científicos; exercitar o bom senso e enfrentar desafios na conquista de metas.
Resultados esperados e competências
....
Modo de trabalho: Presencial
Pré e co-requisitos:
Programa Analítico
I. Introdução
1.1. Noções gerais da cadeira
1.2.Objetivos
II. Métodos, economia e eficiência nos estudos
2.1. Evidência
2.2. Análise
2.3. Síntese
2.4. Enumeração
III. Técnicas de aprendizagem
3.1. Aprender a aprender na Faculdade
3.2. Estudo pela leitura trabalhada
3.3. Ler e levantar esquemas e resumos
IV. Elaboração de relatórios de aulas práticas
4.1. Principais deficiências
4.2. Conteúdo, Disposição gráfica, Estilo e Linguagem
4.3. Proposta de um Modelo
V. Regras para a elaboração de relatórios técnicos e científicos
5.1. Introdução
5.2 . Estrutura de um trabalho técnico ou científico
5.3. Normas de Referências Bibliográficas
5.4. Normas para Citações
5.5. Estrutura de uma monografia
5.6. Métodos de pesquisa
5.7. Técnicas
5.8 - Alguns requisitos essenciais do conteúdo (resumo)
5.9 – Qualidades do Relatório Científico
Bibliografia
Alexandre, M. J. O. 2003. A Construção do Trabalho Científico: um guia para projectos, e relatórios científicos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forens Universitária.
American Psychological Association . 2008. Manual de estilo da APA: regras básicas: versão concisa do guia oficial de estilo da American Psychological Association. Porto Alegre :Artmed.
American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association. 6th ed . Washington : APA.
American Psychological Association . 2012. Frequentely asked questions about APA style. Disponível em:« http://www.apastyle.org/learn/faqs/index.aspx ». Acedido em: 20/01/2014.
Bibliotecas da UA . 2010. Referências bibliográficas, normas e estilos. Aveiro: Universidade de Aveiro. Serviços de biblioteca, informação documental e museologia. Disponível em: «http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/PageText.aspx?id=12012 ».Acedidoem: 20/01/2014.
Bello, J. L. P. 1998. Estrutura e apresentação do trabalho. In: Pedagogia em Foco, Metodologia Científica. 1998. Atualizada em: 14 Fev. 2004. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met07.htm>. Acedido em: 21 Fev. 2004
Bervian P. A. & Cervo A. L. 1983. Metodologia Científica: para uso dos estudantes universitários. 3ª ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil.
Método de ensino e actividade de aprendizagem
.........
Tipos de avaliação
Duas provas parcelares (oral, escrita ou prática), avaliação complementar (relatórios, seminários, avaliações contínuas, e trabalhos práticos) e exame final.
Critérios para obtenção de frequência
Assiduidade mínima 75% das aulas teóricas e práticas
Entrega dos trabalhos práticos.
Critérios para obtenção de acesso ao exame
A média das frequências (1ª e 2ª Prova Parcelar e Práticas, Avaliações e Seminários) deve ser igual ou superior a 7 valores.
Nota: A média das duas provas parcelares tem um peso de 70% e das práticas, avaliações e seminários 30%.
Fórmula de cálculos da classificação final
Classificação final (CF) = Média da frequência x 0,60 + Nota do Exame x 0,40
A aprovação à disciplina requer a obtenção de uma CF igual ou superior a 9,5 valores.
Nota: a dispensa ao exame será a critério do docente e só poderão dispensar aqueles estudantes que cumprirem com os seguintes critérios: 100% de assiduidade, entrega de todos os trabalhos e média da frequência igual ou superior a 14 valores.