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- Comunicamos. a todos estudantes, que já começaram as confirmações de matricúlas e as mesmas vão de 02 à 20.02, boa continuação do dia. Comunicado 0012 de 20 Jan 2023
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Comunicados
Estatística (ESTA)
Licenciatura | Engenharia Florestal | 2º ano | Iº Semestre
Docente(s): André Kapingala Imbo Ndjamba.
DEI: Agro-matemáticas
- Corga horária: 75 horas
- Idioma: Portugues
Descrição
Estado: Ativa
Tipo: Obrigatória
Natureza: Geral
Objectivos
Desenvolver nos estudantes o raciocínio lógico no sentido de que eles estejam capacitados a expressar a vinculação dos procedimentos estatísticos com as leis presentes no seu perfil Profissional, planificar pesquisas científicas, recolher e tratar dados estatísticos, sintetiza-los, realizar as análises estatísticas convenientes e fazer as devidas inferências.
Resultados esperados e competências
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Modo de trabalho: Presencial
Pré e co-requisitos: domínio de Matemática I e II
Programa Analítico
I. Classificação de conjuntos de dados. Generalidades
1.1. Introdução a Cadeira. Tipos de dados ou observações.
1.2. Construção de tabelas de frequências.
1.3 - Representação gráfica de conjuntos de dados.
1.4 - Representação gráfica para dados discretos.
1.5 - Representação gráfica para dados contínuos.
II. Medidas de tendência central e de dispersão
2.1. Método abreviado de cálculo da média aritmética.
2.2. Cálculo da mediana e da moda.
2.3. Cálculo da variância e do desvio padrão.
2.4. Teoria dos momentos de Pearson. Momentos em relação a origem. Momentos em relação a média aritmética.
2.5. Características das séries assimétricas.
2.6. Coeficiente de assimetria. Interpretação de Curtosis.
III - Teoria das Probabilidades e das Distribuições Probabilísticas
3.1. Sucessos aleatórios e não aleatórios. Interesses pelos sucessos aleatórios.
3.2 - Probabilidade de um sucesso aleatório.
3.3 - Definição clássica de probabilidades. Definição estatística de probabilidade.
3.4. Sucesso seguro é impossível.
3.5 - Soma, produto e complemento de sucessos.
3.6 - Probabilidade condicional é independência.
3.7 - Sucessos mutuamente exclusivos.
3.8 - Probabilidades da soma e produto de sucessos
3.9. Variável aleatória contínua (v.a.c).
3.10. Função de probabilidade, função de densidade e função de distribuição de uma variável discreta (v.a.d).
3.11. Função de probabilidade, função de distribuição.
IV - Análises de Regressão e Correlação
1.1. Introdução às análises de Regressão e Correlação e sua relação.
1.2. Modelos lineares e não lineares.
1.3. Ajuste de curvas.
1.4. Regressão e correlação linear simples e múltiplas: estimação e prova
V. Experimentação Agropecuária. Tarefas. Etapas. Métodos. Exigências e medidas para incrementar sua precisão
5.1. Conceitos como ciências e como prática social.
5.2. Objetivos e etapas fundamentais, tarefas concretas.
5.3. Premissas para realizar com êxito o trabalho experimental.
5.4. Etapas do processo de investigação agrícola.
5.5. Métodos fundamentais de investigação em biologia. Observação, experimental e medição.
5.6. Condições em que se desenvolvem as investigações.
5.7. Exigências do trabalho experimental. Tipicidade, uniformidade, concordância com o princípio da diferença única e múltipla, classificação dos experimentos, precisão, repetição, assegurar o normal desenvolvimento de plantas.
5.8 - Fontes e classificação dos erros. Medidas para incrementar a precisão.
Bibliografia
CRESPO, Antonio Arnot. Estatística Fácil. São Paulo: Editora Saraiva, 1998.
COSTA NETO, Pedro Luiz de Oliveira. Estatística. 12. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda., 1992.
MAGALHÃES, Marcos Nascimento e LIMA, Antonio Carlos Pedroso de. Noções de Probabilidade e Estatística. São Paulo: 5a. ed. Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
MANDIM, Daniel. Estatística Descomplicada. 10. ed. Brasília: Vestcon Editora Ltda., 2003.
SPIEGEL, Murray R. Estatística. São Paulo: Editora McGraw-Hill, 1952.
VIEIRA, Sonia. Princípios de Estatística. 1ª reimpr. da 1ª ed. São Paulo: Editora Pioneira Thomson Learning, 2003.
SETEVENSON, Willian J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Ed. Harbra, 1981.
Método de ensino e actividade de aprendizagem
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Tipos de avaliação
Duas provas parcelares (oral, escrita ou prática), avaliação complementar (relatórios, seminários, avaliações contínuas, e trabalhos práticos) e exame final.
Critérios para obtenção de frequência
Assiduidade mínima 75% das aulas teóricas e práticas
Entrega dos trabalhos práticos.
Critérios para obtenção de acesso ao exame
A média das frequências (1ª e 2ª Prova Parcelar e Práticas, Avaliações e Seminários) deve ser igual ou superior a 7 valores.
Nota: A média das duas provas parcelares tem um peso de 70% e das práticas, avaliações e seminários 30%.
Fórmula de cálculos da classificação final
Classificação final (CF) = Média da frequência x 0,60 + Nota do Exame x 0,40
A aprovação à disciplina requer a obtenção de uma CF igual ou superior a 9,5 valores.
Nota: a dispensa ao exame será a critério do docente e só poderão dispensar aqueles estudantes que cumprirem com os seguintes critérios: 100% de assiduidade, entrega de todos os trabalhos e média da frequência igual ou superior a 14 valores.