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  • Comunicamos. a todos estudantes, que já começaram as confirmações de matricúlas e as mesmas vão de 02 à 20.02, boa continuação do dia. Comunicado 0012 de 20 Jan 2023
  • Comunicamos. a todos estudantes, que já começaram as confirmações de matricúlas e as mesmas vão de 02 à 20.02, boa continuação do dia. Comunicado 0012 de 20 Jan 2023

Educação Ambiental (EA)

Licenciatura | Engenharia Florestal | 2º ano | Iº Semestre


Docente(s): Abílio Santos Malengue, João Francisco Cardoso.

DEI: Gestão e Transformação de Produtos Florestais


  • Corga horária: 45 horas
  • Idioma: Portugues

Descrição

Estado: activa

Tipo: obrigatória

Natureza: nuclear 

Carga horária: 30h (aulas teóricas) + 15h (teórico-práticas) TSEM-45h, UC-3

LEGENDA

TS – Teórica semanal

TPS – Teórico-prática semanal

PS – Prática semanal

TSE – Total semanal

TSEM – Total semestral

UC – Unidades de créditos

Objectivos

Geral

A disciplina de Educação Ambiental tem por objectivo desenvolver a capacidade para relacionar e aplicar os conhecimentos de Biologia, Botânica Sistemática, Mesologia, Ecologia Florestal às plantas de interesse agronómico e florestal. 

Específicos

Contribuir para desenvolver um sistema de conceitos, habilidades e destrezas, relacionadas com os conteúdos básicos da Educação Ambiental que contribuem para realizar um trabalho científica de acordo com as exigências presentes e futuras das ciências Florestais. 

Contribuir para a interpretação da distribuição das espécies florestais com critérios científicos e ambientais. Desenvolver a capacidade para relacionar e aplicar os conhecimentos de Educação Ambiental, realçando as espécies de interesse económico e protecção da floresta e desenvolvimento sustentável.

Resultados esperados e competências

Que os estudantes desenvolvam o senso crítico e as habilidades necessárias para diagnosticar a origem dos problemas ambientais e buscar soluções para os mesmos.

Modo de trabalho: Presencial

Pré-requisitos conhecimentos consolidados de Botânica geral e sistemática, Ecologia florestal, Introdução a actividades florestal.

Programa Analítico

I. INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1.1. O ambiente. Marco conceitual. O discurso do ambiente.

1.2. Origem e desenvolvimento de uma ciência da natureza e o ambiente.

1.3. Conceptualização prévia do ambiente a partir da Ecologia Natural. Os

II. INTRODUÇÃO À ECOLOGIA

2.1. O conceito de bioma e as características climáticas dos biomas tropicais e subtropicais

2.2. Floresta tropical húmida 

2.3. Floresta tropical caduca 

2.4. Savana 

2.5. Ecossistemas de montanha

III. DESFLORESTAÇÃO

3.1. Padrões da desflorestação tropical a nível mundial

3.2. Regiões com a maior taxa de mudanças na cobertura florestal 

3.3. O papel do corte na degradação das florestas tropicais

3.4. Causas da desflorestacão tropical

3.5. Visão integrada da conservação

IV. ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

4.1. Conceitos sobre alterações climáticas 

4.2. Gases de efeito de estufa (GEE)

4.3. Principais fontes de Emissão

4.4. Efeito estufa

4.5. Planos de Mitigação Climática

4.6. Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas 2020-2035

V. GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS FLORESTAS 

5.1. Plano de gestão florestal 

5.2. Diagnostico Rural Participativo na preservação dos recursos naturais

5.3. Aproveitamento dos produtos florestais não madeireiros 

5.4. Género e assuntos transversais 

 

Bibliografia

Minamb (2020) Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas 2020-2035. Ministerio do Ambiente, Luanda-Angola.

Silva, J- (2014) Datas ambientais-O guia do activista ambiental, Fundação Quissama. Luanda-Angola.

Braidotti, R. et al 1994- Mulher ambiente e desenvolvimento sustentável- para uma síntese teórica, Perpectivas ecológicas, Lisboa

Frontier, S. 2001- Os ecossistemas, Instituto Piaget, Lisboa.

Margalef, R. 2005- Ecologia, ediciones Omega, Barcelona.

Método de ensino e actividade de aprendizagem

Nas conferências serão feitas exposições baseadas no método analítico-sintético.

Nas actividades práticas seguir-se-á o método da busca parcial, o trabalho independente será assegurado através da base material necessária.

Os meios auxiliares serão: diapositivos, maquetes, preparações fixas e temporárias, material vivo e/ou em herbário.

Na realização destes trabalhos será exigida uma consulta bibliográfica actualizada.

Métodos de avaliação

A avaliação da disciplina será constituída por provas parcelares (oral, escrita ou prática), avaliação complementar (relatórios, seminários, avaliações contínuas, e trabalhos práticos) e exame final escrito ou teórico-prático.

Tipos de avaliação

Duas provas parcelares (oral, escrita ou prática), avaliação complementar (relatórios, seminários, avaliações contínuas, e trabalhos práticos) e exame final

Critérios para obtenção de frequência

Assiduidade mínima 75% das aulas teóricas e práticas

Entrega dos trabalhos práticos

Critérios para obtenção de acesso ao exame

A média das frequências (1ª e 2ª Prova Parcelar e Práticas, Avaliações e Seminários) deve ser igual ou superior a 7 valores.

Nota: A média das duas provas parcelares tem um peso de 70% e das práticas, avaliações e seminários 30%.

Fórmula de cálculos da classificação final

Classificação final (CF) = Média da frequência x 0,60 + Nota do Exame x 0,40

A aprovação à disciplina requer a obtenção de uma CF igual ou superior a 9,5 valores.

Nota: a dispensa ao exame será a critério do docente e só poderão dispensar aqueles estudantes que cumprirem com os seguintes critérios: 100% de assiduidade, entrega de todos os trabalhos e média da frequência igual ou superior a 14 valores.