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Responsavel do curso: Romilson Gouveia Madruga

Duração: 4 anos | Idioma do curso: Português

Ano da primeira edição: 01 Fev 1962

Contacto: lef@fcaujes.ao

Plano curricular


  1. 1º ano
  2. 2º ano
  3. 3º ano
  4. 4º ano

Descrição do Curso

O curso de engenharia florestal da FCA confere o grau de Licenciatura e um Título Académico de Engenheiro Florestal. Com uma carga horária de mais de 2740 horas, frequentadas na modalidade presencial, o curso tem como objectivo geral formar profissionais multidisciplinares com forte capacidade para ligar os conhecimentos teóricos às actividades práticas, promover, orientar e administrar os factores de produçãoe transformação de produtos florestais, com vista a criar harmonia entre a produção vegetal e o ecossistema. Devem ainda ser capazes de implementar métodos e processos adequados à solução de problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável da gestão e transformação de produtos florestais no contexto regional e nacional.

Objectivos específicos 

a. Promover a gestão sustentável dos recursos florestais e faunísticos, estabelecendo um equilíbrio entre florestação e desflorestação;

b. Promover a gestão sustentável dos recursos faunísticos;

c. Manter as plantas correctamente hidratadas, nutridas e em boas condições fitossanitárias;

d. Fazer uma preparação adequada dos solos;

e. Fazer uma gestão correcta do parque de máquinas e das indústrias da madeira;

f. Promover práticas que garantam a fertilidade e a conservação do solo.

 

Campo de intervenção dos formados

O presente currículo dá condições a seus egressos para adquirirem competências e habilidades a fim de actuarem nos mais variados campos do exercício profissional como: gestão e transformação de produtos florestais madereiros e não madereiros; além de projectar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar projetos florestaos e do agronegócio envolvendo produtos florestais, aplicando padrões, medidas de controlo de qualidade; realizar vistorias, perícias, avaliações, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora, promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente.

O engenheiro florestal formado na FCA-UJES é dotado de capacidade de promover a gestão sustentável dos recursos florestais e faunísticos, estabelecendo um equilíbrio entre florestação e desflorestação. Nesta perspectiva, o técnico estará dotado de conhecimento que permitirá contribuir de forma decisiva para uma melhor utilização dos recursos lenhosos, do ponto de vista económico e ambiental, favorecendo a criação de outras oportunidades que podem resultar numa melhor diversificação das fontes de receitas e de emprego.

Formas de acesso

numerus clausus é definido em sede da reunião do conselho Pedagógico Ordinária e enviado à Reitoria da UJES em formato próprio designado por “Projecção de Vagas, com prova única e ingresso anual. Os períodos de matrícula para os antigos estudantes e inscrições para os candidatos ao Exame de Acesso serão previstos em calendário académico promulgado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). De acordo ao Instrutivo nº 1/2021 da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (C.N.A.E.S), no seu ponto 5, o apuramento dos candidatos aprovados na prova de acesso, aplica-se a regra do arredondamento por excesso no caso da nota da prova ser igual ou superior a 9,5 valores, permitindo o arredondamento para 10 valores (na escala de 0 a 20 valores) e neste caso, é a nota 10 que figura na pauta dos resultados.

No processo de candidatura às vagas para o acesso ao ensino superior, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem reservar 3% dessas vagas para candidatos beneficiários do regime de protecção especial (antigos combatentes, filhos de combatentes tombados, deficientes de guerra) e 3% de vagas para pessoas com deficiência, de acordo com os Artigos 20º e 21º do Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos concorrem entre si e são admitidos os que tiverem a nota positiva mais elevada, até ao limite das vagas disponíveis. (Ponto 11 do Instrutivo nº 1/2021/CNAES).

Condições necessárias para concessão do grau

1. Aprovação na totalidade das disciplinas curriculares obrigatórias que constituem o plano de estudos, o que significa aprovação nas cadeiras das áreas científicas previstas no plano curricular;

2. Defesa e Aprovação no Trabalho de Fim de Curso (TFC).

Perfil de entrada

O Candidato ao curso de engenharia florestal deve ter o ensino pré-universitário, ensino médio ou equivalente concluído e que no leque de disciplinas do curso tenha feito a Matemática, Biologia; Química e Física.

A condição de acesso representa um dos aspectos essenciais na relação da Faculdade com a comunidade. Na Faculdade de Ciências Agrárias, o acesso ao Ensino Universitário, nas suas diferentes modalidades (por modalidade de ensino entende-se a ofertada no regime presencial) e graus, pode ocorrer essencialmente de duas formas de ingresso, nomeadamente:

Exame de Admissão;

Transferências

Cada uma dessas formas de ingresso sofre avaliações e adaptações constantes, como forma de facilitar o acesso ao ensino superior.

Perfil de saída

O Engenheiro Florestal formado no curso de Engenharia Agronómica da Faculdade de Ciências Agrárias terá uma formação generalista com larga base cultural e visão de tendências sociais e de mercado. Com as competências adquiridas durante o curso o graduado capaz de:

a. Adquirir competência técnica e tecnológica na sua área de actuação;

b. Se inserir no mundo do trabalho em compromisso com o desenvolvimento regional sustentável;

c. Adquirir formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;

d. Exercer a profissão com  base em princípios éticos e respeito à fauna e à flora;

e. Conservar e/ou recuperar a qualidade do solo, do ar e da água;

f. Usar tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;

g. Empregar raciocínio reflexivo, crítico e criativo; 

h. Atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício de atividades profissionais.

2023/2024

Número de docentes