Home > Ensino > Ciências Florestais e do Ambiente

Nenhum comunicado

5

Responsavel do curso: Ginhas Alexandre Manuel

Duração: 2 anos | Idioma do curso: Portugues

Ano da primeira edição: 11 Set 2023

Contacto: mcfa@fcaujes.ao

Plano curricular


  1. 1º ano

Descrição do Curso

O Mestrado em Ciências Florestais e do Ambiente (MCFA) é um curso aprovado por Decreto Executivo nº 90/23 de 27 de Junho, que confere o grau académico de Mestre, com especialidades em:

a) Aproveitamento Florestal e Gestão Ambiental

b) Silvicultura e Gestão Ambiental

c) Proteção e Gestão Ambiental

O plano de estudo deste mestrado é realizado num total de 1.800 horas de actividades curriculares, equilaventes a 120 Unidades de Crédito, durante um ciclo de formação de 2 anos.

O MCFA é assegurado por um corpo docente maioritariamente em regime de tempo integral e de exclusividade, com grau de Doutor, de acordo com a legislação vigente no Subsistema de Ensino Superior Nacional.

A concessão do grau académico de Mestre em Cièncias Florestais e do Ambiente pressupõe:

a) A frequência e a aprovação nas unidades curiculares que integram as actividades academicas presenciais do curso

b) A realização das actividades de investigação científica inerentes ao Curso de Mestrado:

c) A elaboração e a apresentação de um trabalho de fim do curso (dissertação, relatório de estågio ou projecto), que deve ser objecto de defesa püblica e aprovação perante um jüri constituido para o efeito.

Campo de actuação

O Mestre em Ciências Florestais e do Ambiente deve, dentre outros campos de actuação, desenvolver a sua actividade profissionaI em empresas florestais, indústrias florestais, reservas florestais, centros de estudo e gestão ambiental, uiversidades e institutos técnicos profissionais, centros de investigação cientifica, exercício livre da actividade de profissional, entre outros.

Número de vagas

O MCFA tem um número máximo de 30 vagas

Propinas e emolumentos

As propinas e os eolumentos para a frequência do Curso de Mestrado em Cièncias Florestais e do Ambiente são definidos em confommidade com as regras estabelecidas na legislação vigente no Subsistema de Ensino Superior.

Perfil de entrada

Os candidatos ao Curso de Mestrado em Ciências Florestais e do Ambiente devem possuir uma Licenciatura em Engenharia Florestal, Biologia, Agronomia ou em áreas afns, com média igual ou superior a 14 valores

Os candidatos que não preencham o pefil referido acima podem inscrever-se no curso desde que aprovem no exame de acesso e apresentem um projecto de investigação alinhado com o Plano de Estudos, aprovado pelo Decreto Executivo nº 90/23 de 27 de Junho.

Perfil de saída

Após a conchusão do Curso de Mestrado em Cièncias Florestais e do Ambiente, o estudante adquire um perfil de saida em que retine, entre outras, as seguintes competências: 

a) Elaborar e cordenar projectos de nvestigação cientifica, ligados ao Sector Florestal e Ambiental

b) Desenvolver programas virados ao maneio sustentável dos recursos florestais, madeireiros e não madeireiros;

c) Fomentar novas reas florestais privilegiando os sistemas agro-silvo-pastoris, assim como para a recuperação de sistemas naturais e espaços degradados;

d) Elaborar propostas de solução a problemas florestais e ambientais, tendo como base conhecimentos resultan

2023/2024

Número de docentes